“não vejo mal nenhum em ter medo de se levantar da cama. Nunca é tarde para usar o pijama.”
Francisco Ferraz
Há coisas que se diz. E para cada coisa que se diz há gente para repetir. Algumas pensam e as dizem porque acham que fazem sentido, outras simplesmente as repetem, mas a maioria das pessoas repetem justamente porque parecem frases já pensadas. Talvez os provérbios sejam nada mais nada menos que frases que muita gente já pensou, trechos pensados pelo coletivo que chegam na máxima síntese de sabedoria popular, então porque não repetir? Frases que ganham tons de verdade.
“Acordar tarde faz mal” é uma delas. Meu pai repete sempre essa frase. Diz com toda ênfase do mundo que:
1- O sono é essencial para a saúde.
2- Só o sono da noite que faz bem, o do dia faz mal.
3- Dormir de dia ao invés de relaxar, cansa, além de ser coisa de quem não tem o que fazer.
4- Não se deve reclamar do vizinho que faz barulho quando se acorda tarde. O que eles vão pensar de você?
5- Quem acorda tarde perde a manhã que é a parte mais linda do dia.
E por fim a maior síntese de todas: “Bom dia não, boa tarde. Se você ficar doente não vem me pedir ajuda.” Às vezes acho que ele está me rogando uma praga, às vezes ele me parece um padre que me dá ordens pra me botar medo e acha que pelo medo eu vou mudar um hábito.
As pessoas que tem uma rotina certinha, bonitinha, dormem por volta de oito horas por noite, das 23 horas às 7 da manhã, vêem os notívagos como uma ameaça. Colocam na gente tudo que tem de ruim, como se fosse uma agressão a elas dormir até meio dia e acordar com sono, como quem gostaria de ter ficado mais na cama, olhando o teto e aproveitando o pijama. Elas acham faltam de respeito, de educação, mais que isso, elas acham um crime grave, um desvio de caráter, algo moralmente recriminável, que se deve esconder dos outros. “Se alguém te ligar, digo que saiu”, costumo ouvir aqui em casa.
É como se, só pelo fato de minhas horas de sono estarem um pouco adiantadas em relação à deles, eu estivesse quebrando um código público como furar o sinal vermelho ou jogar lixo na rua. Elas se sentem tão brutalmente ameaçadas que tentam nos punir desejando-nos doenças. Para elas trata-se de um hábito de gente degenerada, que não tem respeito por si próprio e que não pensa nas conseqüências desse ato.
Acordar tarde é ser rebelde. É trair um pacto social. E isso ninguém pode nos perdoar. No fundo, quem acorda tarde não faz nada disso. Geralmente são pessoas que gostam de curtir o silêncio ou a bagunça da noite, ou então simplesmente não conseguem dormir cedo mesmo. Querem nos demonizar, portanto cuidado, quem acorda tarde pode parar no inferno.