11 novembro 2008

vida e sonho

"Somos da mesma substância que os sonhos."
A tempestade - Shakespeare

Ou seja, está tudo aí, o mundo é nosso, a gente sai de uma quarto para entrar em outro, sai de um problema para entrar em outro, sai de um sonho para entrar em outro, porque se somos feitos de sonhos e sonhos sonhos são, a gente existe neles também, assim comos nos problemas e nos quartos. É sempre complicado tentar dizer que o sonho é mais do que é, porque é dar a ele status de beleza e tirar da vida a beleza dela, o que é absurdo, a vida é linda também, bela, perfeita, na medida em que irretocável, não se dá para mudar, mas vida também é sonho como diria calderon e sonho também é vida e a gente está aqui e lá e não pode ter a idéia de valorizar mais uma coisa que outra. É preciso sonhar como se vive, e viver como se sonha, por isso vejo pouca novela, porque elas misturam tudo, me confundem e sou fraco demais para ser confundido. Assim que sentimentos começam a durar demais, quando estão misturados demais no sonho e por isso que eles são tão belos, porque viram sonho/vida e por isso que viver sem sonhar por mais que a gente tente é a maior mentira, porque sonho é muito vida. Endurecer sem perder a ternura, a velha história ainda resiste.




2 comentários:

Anônimo disse...

Eu senti uma pontinha de otimismo nesse texto. Tá ficando mole, Luiz Antônio?

O maior problema de sonhar é que SEMPRE tem alguém que faz questão de fazer cara feia e dizer que a vida não é tão bela assim.

Prefiro viver no mundo dos sonhos do que ser uma daquelas pessoas duras sem coração.

.parambolicalalande. disse...

eu posso afirmar que a vida "real" não é menos real que a vida nos sonhos. eu confio.. e agradeço por ser assim. e espero, ansiosamente, pelo dia em que todos acreditarão nisso tb.