01 março 2011

dormir é filosofia

Há quem diga que as melhores filosofadas são as mais simples. Ok, há tanta gente a dizer tanta coisa, há até quem diga que "hoje o herói aguenta o peso das compras do mês", se referindo ao homem aranha.
Enfim, quero dizer que não gosto da filosofia simples, mas sim da filosofia das coisas simples. Por exemplo, dormir. O ato, o verbo reflete um estado de estar no mundo e um estado de ver as coisas completamente diverso e autêntico de pessoa pra pessoa. E quantas maneiras há de dormir? Não muitas, imagino.
Eu era fresco para dormir. Só conseguia em completa escuridão, em silêncio absoluto e com uma total sensação de segurança. Por conta disso meu quarto tem duas grades, uma janela de alumínio que se fecha e uma cortina azul marinho. Acontece que depois que fui morar sozinho e tive que acordar cedo e passar horas num ônibus tudo foi mudando. Hoje em dia deito em qualquer canto e durmo não importa o barulho, a quantidade de luz e a situação. Quero dormir, durmo.
Aqui no Rio era costume que eu deixasse a janela aberta e quanto amanhecia tinha que levantar pra fechar correndo o risco de não mais dormir. Agora não o faço mais. Acordo quando amanhece e os primeiros barulhos soam, mas penso: vou voltar a dormir, estou com preguiça de levantar.
A única coisa que ainda não superei é perder o sono por raiva. Meus vizinhos têm cachorros, muitos. E são família, não pega bem ficar reclamando, então há em volta de mim muitos latidos e coco, inclusive do meu cachorro que caga e late como qualquer outro. Basta um latir que vira um coro que só termina quando o poodle resolve que parar. Tenho raiva dos cachorros e por momentos dos vizinhos. Isso é a única coisa que ainda me impede de dormir.
Fico pensando que se conseguir aprender a dormir com raiva, o sono vai se tornar a maior ferramenta de minha vida. Talvez porque o que me fez aprender a dormir primeiro foi a preguiça e se agora a raiva também for motivo de sono, pouco me fará acordar.
Um dia, quem sabe, tudo me fará dormir e os momentos em que estarei acordado serão breves, como nos sonhos...como no amor.

Nenhum comentário: