24 dezembro 2006

natal

Existe na vida alguma coisa ligada aos cheiros. Mais do que os outros sentidos, sinto que as vezes a vida é muito mais ligada a eles. Essa constatação me veio e logo depois algo me iluminou dizendo que o olfato é o sentido mais próximo do sentimento. Ele é quase alguma coisa, é incerto. Ele não atesta nem confirma nada, mas faz julgamentos que nos acompanham por todo o resto da vida.

Hoje é véspera de natal, e é dia de cheiros. Dia de sentimentos. A rabanada que vai se fazendo, a canela e o açúcar, algumas frutas estranhas que só vejo no natal e tenho nojo de me aproximar, as castanhas, os panetones. Conforme anoitece o cheio de peru, chester, tender. Parece-me que isolados, esses cheiros não seriam sentimentos, mas juntos me fazem lembrar que é natal.

Jesus está nascendo para fazer um monte de coisas e morrer na cruz. Sinceramente, eu não acho nada de interessante na vida dele, prendo-me mais as sutilezas. A primeira coisa que acho que não devia ser ignorada sobre Jesus são suas palavras: tudo que ele diz nos deveria movimentar, nos fomentar, não levando a idolatria mas a reflexão. E depois, o que mais me leva a ele são as coisas que permeiam seu nascimento. Tantas coisas, tantos detalhes que levaram a ele ter o seu nascimento, que isso me movimenta a uma coisa chamada luz. A vida é uma luz, e uma vida nascente é a própria luz. Por isso, Jesus nasce, porque ele é luz. Por fim, diria eu que a vida deveria ser de luz, não de Jesus, ou qualquer outra luz, mas A LUZ.

Ou uma luz que dure muito, ou um cheiro que passe logo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nem precisava de se arrepender... Mas estou aqui mesmo para dizer que seu blog é o primeiro a ser linkado ao meu com letra E... Se não gostou reclame que eu tiro bisous!

Anônimo disse...

Reafirmando o comentário anterior, não deveria se arrepender mesmo. Bem verdade o que falou sobre os cheiros. Também tenho essa ligação especial com esse sentido, que às vezes me trai. Sabe qual a melhor parte desse sentido? Quando você SENTE um determinado cheito e é transportado pra determinada situação. Como se a gente gravasse a vida pelo olfato.

Não destaquei o verbo sentir a toa.
Sente. Sentido. Sentimento.
Podem não partilhar do mesmo radical ou podem, pra mim é como se houvesse mesmo uma ligação.

Ana Cecilia Reis disse...

tá sendo bom te ler ultimamente.